English Portuguese

Colecção 4.A reciclagem é uma miragem; reciclar a reciclagem.

20. 12. 09
posted by: zferero
Acessos: 62

Ficha Técnica

É o título da colecção de  arte que realizei no período de 2008 a 2010 com o objectivo de servir de base inspiradora à escrita dos dois livros que publiquei nessa fase.

1º Livro:  Ser-se Feliz é Uma Questão de «Engenharia»

2º Livro: Como viver em crise e com a crise

Todas as esculturas desta colecção são passado de uma história crítica, e todas têm uma linda história para nos contar. Foram construídas com alguns acessórios desactivados de máquinas e automóveis utilizados na  minha anterior actividade. Contam a história «documentam» os passos, percorrem o caminho, que mais um homem descobriu e quer seguir para ser feliz.

Contemporânea, porque aborda os três temas mais polémicos do futuro: Ambiente, Economia e Felicidade.  É uma crítica a todas as artes e a ela própria, porque a arte nunca foi capaz de ir para lá da ilusão e desenvolver consciência colectiva. Só desenvolveu a ostentação exibicionista da  ganância, acumulação e  ilusão, bem como a propagação da grande fraude sobre a existência humana.  É um reaproveitamento de outra arte proveniente da tecnologia, daí a expressão reciclagem.

A reciclagem é uma miragem

O conceito que estas obras de arte querem transmitir é que: antes de qualquer processo de reciclagem, os objectos devem valer pela possibilidade de lhes prolongar a vida, uma reutilização directa, sem grandes processamentos industriais, que implicam novos consumos de energia, e voltam a poluir de novo.

José Oliveira